O primeiro dia do 2º Festival de Cinema de Canoas (FECIC) foi de muita troca entre várias gerações do cinema. Durante a tarde, o Curta FECIC apresentou os 11 curtas-metragens concorrentes na Categoria Estudantil, além da Mostra SESC de Cinema. A apresentação foi do ator Angelo Sergio e da comunicadora Lara Fischer. Depois das exibições, o debate com os realizadores seguiu por uma hora e meia, com um público de experientes cineastas ouvindo o que uma nova geração de aspirantes à profissão enfrentou para produzir suas criações.
Arthur Martini, estudante que dirigiu o curta “Bolo de Abacate”, considerou a experiência excepcional. “Tínhamos participado no ano passado e agora viemos um pouco mais preparados, com um filme que nos deixou satisfeitos com o resultado. Nunca tinha participado de um debate, são experiências que me dão certeza de que é na arte que vou focar”, declarou ao ser perguntado sobre uma carreira profissional. A professora Cleo Lindsay Machado Ramos, da Escola Municipal de Ensino Fundamental Prefeito Edgar Fontoura, destacou as dificuldades que as instituições enfrentam. “Projetos com audiovisual nos ajudam muito a nos aproximar dos alunos, e a criar novas relações também entre eles. Tanto que já estamos desenvolvendo um novo projeto para premiar os trabalhos que os alunos irão criar, com o Troféu Edgarito”, contou orgulhosa.
Entre a plateia do debate, estavam os cineastas Gilberto Perin, Rogério Rodrigues, Nelson Diniz (ator e realizador), Boca Migotto e pessoas envolvidas com o cinema em diferentes funções. “Era justamente esse amabiente de colaboração e de incentivo aos jovens realizadores que buscávamos quando pensamos no FECIC. Não apenas um festival para reverenciar o cinema já existente, mas incentivar uma nova geração de talentos, que serão os futuros cineastas e produtores de audiovisual”, comemora o Coordenador Geral do Festival, Alexandre Derlam.
O FECIC segue até este domingo (17). A programação – totalmente gratuita – acontece no Teatro do SESC Canoas (Av. Guilherme Schell, 5340 – Centro), de sexta a domingo (15 a 17/11). O FECIC é uma realização da Prosa Filmes, Secretaria Municipal da Cultura de Canoas e Ministério da Cultura, financiado com recursos federais da Lei Paulo Gustavo (Lei Complementar nº 195/2022). Conta com apoio do SESC Canoas e do Metropolitano RS Ecossistema Audiovisual, parceria especial da Locall – Cinema e Televisão, além de gestão cultural e produção executiva da Imago Produtora. Todas as informações, lista de filmes e a programação completa podem ser conferidas neste site.