Logo fest cinema topo site

IMprensa

Festival de Cinema de Canoas reúne 35 curtas, debates, Thiago Lacerda e Werner Schünemann

Clique para ouvir esta notícia

Criado com a meta de se tornar uma referência para o setor na Região Metropolitana, o Festival de Cinema de Canoas chega a sua segunda edição, a partir desta sexta-feira (15), com a força de um evento produzido por quem sabe onde quer chegar. As mostras competitivas de curtas-metragens contam com filmes já premiados no Brasil e exterior (exemplos de Pastrana e O Louco), a qualidade dos trabalhos chama a atenção de profissionais experientes, o Júri Técnico soma décadas de experiência no universo audiovisual e a cerimônia de premiação terá estrelas como Thiago Lacerda e Werner Schünemann. “Nosso foco é consolidar um espaço para ver e discutir cinema, envolver público e realizadores e incentivar novos talentos. Por isso o olhar tão cuidadoso para a categoria Estudantil, ao lado das mostras Municipal e Estadual”, diz Alexandre Derlam, Coordenador Geral do FECIC.

Os 11 títulos da Mostra Estudantil Curta FECIC abrem a programação, a partir das 14h desta sexta-feira. À noite e durante o sábado, ocorrerão as mostras competitivas Municipal e Estadual, intercaladas por debates com os realizadores e homenagens. Ao todo, são 35 curtas concorrendo nas três categorias. Há ainda, sessões de autógrafos de livros, números cênicos, atrações musicais, filmes convidados e a Mostra SESC de Cinema. “Teremos uma programação muito rica em um evento que não é só para quem gosta de cinema, mas para quem gosta de cultura. Quem nunca foi a um festival terá a oportunidade de conhecer e se contagiar com essa arte valiosa que é o cinema, que nos dá inúmeras possibilidades e muda o curso das vidas de quem se permite fazer essa imersão”, exalta Derlam.

As muitas possibilidades a que se refere o Coordenador podem ser conferidas nos roteiros dos concorrentes. A Mostra Estudantil, formada por criações de estudantes de cinco escolas de Canoas, é marcada por temas densos. Racismo, injustiças sociais, preconceito e bullying estão presentes na maioria dos 11 curtas selecionados. As demais categorias abordam questões existenciais sobre finitude, culpa e perspectivas de vida, entre várias outras temáticas. Mas há também leveza e doçura entre os selecionados, classificados nos gêneros Animação, Ficção, Experimental e Documentário. “Canoas e o Rio Grande do Sul têm uma produção cinematográfica efervescente. A Lei Paulo Gustavo também está estimulando essa criação, com base para novas produções, e nós nos preocupamos em investir na categoria estudantil para formar os futuros realizadores. O resultado de tudo isso deve aparecer neste e nos próximos FECICs”, comemora Tutti Gregianin, Diretor Executivo do Festival.

ESTRELAS NACIONAIS E JURADOS – Uma atração especial desta edição é a exibição do longa-metragem Além de Nós, do diretor Rogério Rodrigues. Os atores que protagonizam o filme, Thiago Lacerda e Miguel Coelho, estarão na sessão do domingo, às 18h, e na cerimônia de premiação. Outro ator conhecido nacionalmente que estará no FECIC é Werner Schünemanan, homenageado da noite de encerramento. Também serão homenageados o grupo De Pernas pro Ar, na noite de sexta, e, no sábado, a produtora Gisele Hiltl, responsável por grandes filmes do cinema gaúcho, entre eles o premiado Anahy de Las Misiones, e Wilton Soares Martins, gerente da Loccal Cinema e televisão, grande parceiro de toda a comunidade cinematográfica gaúcha.

O Júri Técnico é formado por três convidados: O ator e diretor Nelson Diniz, com mais de 30 montagens teatrais e 60 filmes no currículo; a cineasta Taísa Ennes, especializada em direção de cinema fantástico, com cerca de 30 produções de sua autoria e homenageada do 1º FECIC; e o ator e professor Carlos Busato, com mais de 40 anos de carreira em cinema e peças publicitárias regionais e internacionais. Para a seleção dos inscritos, a Comissão de Avaliação foi formada pelo jornalista e crítico de cinema Jorge Ghiorzi (Porto Alegre/RS), pelo realizador audiovisual Alexandre Estevanato (São José do Rio Preto/SP) e pelo youtuber, podcaster e colunista do jornal Timoneiro, Dion Cosentin (Canoas/RS).

LIVROS SOBRE CINEMA – Uma novidade é que os debates após as sessões irão acontecer no Cine Café Espaço Debates, ambiente ao lado da porta de entrada do Teatro do SESC. No palco do teatro, porém, haverá no sábado, às 17h30min, o Bate-Papo Literário “O Cinema de Jorge Furtado”, com o autor do livro Rodrigo de Oliveira e mediação do cineasta e escritor Boca Migotto. Na sequência, acontece a sessão de autógrafos de outro livro ligado ao cinema: “Dicionário de Filmes Gaúchos – Longa-metragem – 1911-2022”, organizado pelo professor e pesquisador Glênio Póvoas e publicado pelo Instituto Estadual de Cinema (Iecine), da Secretaria de Estado da Cultura (Sedac).

A programação – totalmente gratuita e sem necessidade de inscrição – acontece no Teatro do SESC Canoas (Av. Guilherme Schell, 5340 – Centro), de sexta a domingo (15 a 17/11). O FECIC é uma realização da Prosa Filmes, Secretaria Municipal da Cultura de Canoas e Ministério da Cultura, financiado com recursos federais da Lei Paulo Gustavo (Lei Complementar nº 195/2022). Conta com apoio do SESC Canoas e do Metropolitano RS Ecossistema Audiovisual, parceria especial da Locall – Cinema e Televisão, além de gestão cultural e produção executiva da Imago Produtora. Todas as informações, lista de filmes e a programação completa podem ser conferidas em www.festivaldecinemadecanoas.com.br.

Pular para o conteúdo