Estão abertas as inscrições de filmes curta-metragem para a segunda edição do FECIC – Festival de Cinema de Canoas. O evento busca proporcionar um espaço para a exibição de obras desenvolvidas na cidade e no estado, fomentando a produção de novos filmes e a formação de público. Os concorrentes podem participar gratuitamente, nas categorias Estudantil, Municipal e Estadual. O FECIC ocorrerá de 15 a 17 de novembro, com entrada franca, no SESC Canoas (Av. Guilherme Schell, 5340 – Centro).
O Festival estava inicialmente programado para junho, mas teve sua data adiada em razão da tragédia climática. “É uma iniciativa de grande importância cultural e, chega, também, como um alento à cidade e à região, duramente atingidas pela maior enchente já registrada no Rio Grande do Sul”, destaca o cineasta Alexandre Derlam, um dos responsáveis pela realização. As inscrições seguirão até o dia 20 de setembro, pelo site do festival, no endereço: https://festivaldecinemadecanoas.com.br/inscricoes.
CATEGORIAS – A categoria Estudantil é direcionada a estudantes de toda a Rede de Ensino de Canoas, do Ensino Fundamental, Médio e Educação de Jovens e Adultos (EJA). As categorias Municipal e Estadual são voltadas a realizadores independentes (pessoas físicas) e produtoras (pessoas jurídicas) com residência ou sede em Canoas e no Rio Grande do Sul, respectivamente. A categoria Regional, de 2023, foi substituída pela Estadual para ampliar a abrangência do Festival.
HISTÓRICO – A primeira edição do FECIC demonstrou a grande carência do setor audiovisual gaúcho e do público por eventos neste formato. “O que era para ser um projeto-piloto ganhou proporções estaduais, com muita garra e paixão para que fosse viabilizado”, lembra Derlam. “No final, tanto nós, da organização, quanto a plateia e os competidores ficamos todos com o mesmo sentimento. Era preciso ir além, garantir a continuidade da proposta e ampliar sua relevância”, afirma o organizador. Com esse propósito, o 2º FECIC está sendo promovido.
O 2º Festival de Cinema de Canoas é uma realização da Prosa Filmes, Secretaria Municipal da Cultura de Canoas e Ministério da Cultura, financiado com recursos federais da Lei Paulo Gustavo (Lei Complementar nº 195/2022). Conta com apoio do SESC Canoas e parceria especial da Locall – Cinema e Televisão, além de gestão cultural e produção executiva da Imago Produtora.
Baixe as fotos da 1ª Edição do Festival em alta resolução.
Assessoria de Imprensa: Jornalista Adriane Costa | (51) 98484 5869 | adriacosta@uol.com.br