Logo fest cinema topo site

IMprensa

Mais do que um festival de cinema

Clique para ouvir esta notícia

O Festival de Cinema de Canoas já é uma realidade e está na hora de divulgarmos mais detalhes a respeito que vem por aí em, sua Segunda Edição, e também de contar como a ideia surgiu e por que percebemos a urgência de realizar um evento neste formato na nossa cidade.

Então vamos lá relembrar as datas, o caminho para a inscrição de filmes e também revelar várias informações sobre este evento que é mais do que um festival, é a retomada de um legado histórico, e que se consolida em marco na história de Canoas.

Resgate de um legado

Conforme pesquisa realizada pela produtora Monique Mendes, que também é uma das organizadoras do Festival, para o seu trabalho de conclusão de pós-graduação na Universidade La Salle em 2020, nenhuma ação envolvendo o audiovisual foi realizada durante todo o ano de 2019 nos principais espaços públicos municipais. Sendo Canoas uma cidade que teve a sua história com o cinema iniciada em 1914, a necessidade de voltar a honrar este legado era evidente e esta é uma das missões da primeira edição do Festival de Cinema de Canoas.

Sendo assim, o Festival é um resgate da memória do cinema da cidade, sendo representada pelo Prêmio Cine Porcello, o primeiro cinema de Canoas inaugurado em 1914, que foi homenageando com uma exposição fotográfica na Primeira Edição do FECIC.

Identidade forte

Canoas é conhecida como uma cidade dos cinemas, dada a sua tradição de ter salas em funcionamento desde 1914, e também é conhecida como a Cidade do Avião, devido à fama da Praça do Avião, um dos pontos turísticos mais conhecidos do município.

A marca do evento, na qual se baseia sua identidade visual, une uma representação iconográfica do avião modelo F-8 Gloster Meteor que está na Praça do Avião à lente de um projetor de cinema, que também remete a negativos de filmes dispostos em simetria. Desta forma, Canoas é representada tanto como a Cidade do Avião quando como a Cidade do Cinema em uma única imagem.

A sede perfeita

O SESC segue como a sede do Festiva, um parceiro do cinema e das artes, e contempla toda a infraestrutura necessária para realização do evento. Além disso, realizar o evento no Teatro do Sesc Canoas também remete aos tempos em que a cidade tinha grandes Cine Teatros, que serviam como palco para as duas formas de arte.

Para mudar vidas

O Festival de Cinema de Canoas é um evento que busca valorizar e fomentar a produção cinematográfica municipal e estadual. O cineasta Alexandre Derlam, que assinou como proponente do Festival no Programa de Incentivo à Cultura e faz parte do grupo responsável pela organização, destaca a importância da existência e manutenção da categoria Estudantil no evento.

Para Derlam, é fundamental valorizar não apenas os profissionais já estabelecidos no mercado, mas também incentivar novos talentos e transformar a vida de mais pessoas através do cinema. Ele enfatiza que o cinema teve um impacto significativo em sua própria vida e na vida de muitos outros profissionais, e que essa é uma das motivações por trás do festival.

Não perca

Se você é um amante do cinema ou está em busca de novas experiências culturais, não perca a oportunidade de prestigiar  o 2º Festival de Cinema de Canoas e descobrir novos talentos do cinema local. Agende-se e participe!

Pular para o conteúdo